
PET Engenharias faz projeto em conjunto com doutoranda da FAV
O grupo PET - Engenharias da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) executou um projeto de automatização para a exposição artística de uma pós-graduanda da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.
SOBRE O PROJETO
Inicialmente, a doutoranda em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Daniela Alves Marques, entrou em contato com o grupo PET - Engenharias ainda no primeiro semestre de 2024, solicitando uma parceria para execução de uma automatização em uma antiga bomba de combustível, esta bomba seria uma parte importante do seu trabalho de pós-graduação em conjunto com sua exposição artística. A automatização trataria do funcionamento, de maneira ininterrupta, dos contadores de litros e valor à pagar, na ausência de quaisquer líquidos, através do uso de programação de um Arduino.
Logo após, na primeira reunião do grupo (ver atas de reunião), foi exposto aos membros a proposta da parceria, e todos concordaram em executar o projeto por trata-se de algo interdisciplinar, que seria pertinentes às três grandes áreas das engenharias contempladas pelo grupo.
FASES DO PROJETO
Durante os meses que sucederam a decisão do grupo de executar o projeto proposto, a automatização da bomba de combustível contou com diversas fases até sua finalização. A solicitante, Daniela Marques, adquiriu a bomba de combustível através de uma parceria com um posto de combustíveis de Goiânia.
Retirada da bomba de combustível do posto -- Fotos: Arquivo pessoal/Daniela A. Marques.
Em seguida, o grupo recebeu, desmontou e retirou as partes da bomba que não teriam quaisquer funções dentro projeto, restando apenas as partes de direto interesse na automatização.
Preparação da bomba de combustível -- Foto: Arquivo pessoal/PET e Daniela Marques.
Com a bomba de combustível preparada, o grupo pôde executar todas as implementações necessárias. Foi projetado um eixo que iria transmitir os movimentos de um servomotor (atuador) para as engrenagens internas responsáveis pela movimentação do contadores, sem que seja necessário a presença de líquidos, como era a função anterior, que contava com um motor trifásico bem mais robusto. Foram inseridos uma ventoinha responsável por promover a circulação interna de ar no sistema e a automatização do projeto foi dada através de um Arduino programado para controlar o tempo de funcionamento do servomotor, evitando o seu trabalho excessivo e consequentemente à sua queima. Ademais, foram introduzidos um novo sistema de iluminação que fez total diferença na visualização externa da bomba de combustível, a nova pintura ficou a cargo de um parente da requerente do projeto.
Confira o antes e depois da bomba de combustível.
Bomba de combustível antes e depois do trabalho executado pelo PET - Engenharias -- Foto: Arquivo pessoal/PET.
A EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA
Executadas todas as implementações necessárias para a automatização da bomba de combustível, em poucos dias ela tomava o seu destino final, a exposição artística de Daniela Marques! - A exposição artística foi intitulada de "Desejo LTDA." e a bomba de combustível foi considerada, segundo a própria autora, como sendo uma "parte fundamental da exposição", esta que esteve presente para visualização na Vila Cultura Cora Coralina durantes os meses de Dezembro de 2024 e Janeiro de 2025.
Placa de divulgação outdoor da exposição. Foto: Arquivo pessoal/PET.
Sob o título de "Formas ressignificadas", o trabalho de Daniela Marques ganhou ainda uma reportagem na capa da revista goianiense "Diário da Manhã", com versões impressa e on-line.
Capa da revista "Diário da Manhã" sobre o projeto artístico de Daniela Marques -- Reprodução: Revista/Diário da Manhã.
A seguir você pode conferir algumas fotos tiradas durante o evento de exposição da obra "Desejo LTDA.", de Daniela Marques.
Fotos tiradas no espaço físico da exposição 'Desejo LTDA.' -- Fotos: Arquivo pessoal/Daniela Marques.
IMPACTO DO PROJETO
Este projeto, que integrou a Arte e Engenharia, foi muito valioso e de muita importância para todas a partes envolvidas. O grupo PET - Engenharias agradece imensamente a requerente Daniela Marques, que sempre muito solícita, deu oportunidade para que cada PETiano pudesse colocar contribuir com suas habilidades práticas e teóricas na automatização da bomba de combustível, afim de tornar realidade a exposição artística. A Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação e a Faculdade de Artes Visuais também ganham muito com este projeto multidisciplinar, uma vez que o mesmo contribuiu para uma ótima formação profissional de seus discentes, produziu mais um trabalho de excelência à nível de doutorado e mostrou o impacto da produção artística para fora da academia.
Categorias: Notícias projetos e ações fav Interdisciplinaridade PET