Projetos 2020

Projetos vigentes em 2020

Os projetos aprovados pelo CLAA vigoram durante a permanência do tutor, sendo cada um de responsabilidade prioritária de um petiano. São eles:

  • Gestão do grupo PET

A atividade de gestão também está presente na vida do engenheiro de forma muito intensa, assim esta atividade busca motivar o petiano a se relacionar com os seguintes tópicos: Interação entre Tutor e Petianos e a gestão Administrativa do Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes).

  • Participação em eventos

Este projeto busca apresentar o Grupo PET-Engenharias (Conexões de Saberes) à sociedade, em eventos como o Espaço das profissões, no qual o grupo PET irá apresentar de forma lúdica e motivadora o que é estudado na Engenharia Elétrica, na Engenharia Mecânica e na Engenharia de Computação. Com isso, espera-se motivar o ingresso dos estudantes do ensino médio nos cursos de Engenharia da EMC e no grupo PET. No Curta o Câmpus os petianos irão levar para comunidade atividades que busque motivar e instigar a capacidade investigativa e lógica das crianças de ensino fundamental e médio, e desta maneira, mostrando que a EMC/UFG é uma realidade cada vez mais próxima da comunidade externa. INTERPET 2020; CONPEEX 2020; ECOPET 2020 e ENAPET 2020 são eventos diretamente relacionados ao Programa de Educação Tutorial onde serão realizados troca de saberes entre os grupos de forma local, regional e nacional, além de eventos acadêmicos científicos como CREEM 2020, CONEM 2020 e outros.

  • Mostra fotográfica

Este projeto busca disseminar e mostrar aos apaixonados por engenharia, que ela vai além de contas e números, ela também é arte e cultura que serão apresentados através de registros fotográficos enviados pela comunidade. Sendo o grupo PET-Engenharias (Conexões de Saberes) um facilitador que estimula a comunidade, dentro do seu estágio social, científico e intelectual de desenvolvimento.

  • Pessoas em Pauta

A agitação social entre os adultos e adolescentes, especialmente, nas áreas acadêmicas, que, ao mesmo tempo que tenta estudar e se confronta com, a satirização (de forma copiosa), as pressões profissionais, enfrentadas no decorrer da graduação/pós-graduação, além de páginas na Internet, tais como Engenharia Depressão, assim fomentam um dos grandes problemas de saúde mental: a depressão. Na tentativa de ajudar a comunidade em geral, esse projeto do grupo PET-Engenharias (Conexões de Saberes) em parceria ao profissionais da saúde mental (Programa Saudavelmente) da UFG, busca promover um diálogo pautado nos temas: depressão, suicídio, autoconhecimento, autoestima, estresse acadêmico, ansiedade e outros.

  • PET NA ESCOLA

O programa PET na Escola foi desenvolvido para promover a interação entre os integrantes do Programa Educação Tutorial dos cursos de Engenharias Elétrica, Mecânica e de Computação com a comunidade. O presente projeto tem o intuito de compartilhar o conhecimento adquirido durante os cursos de graduação de engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, com os professores e estudantes do Ensino médio.

  • PET Ensina Software

É evidente o laço desenvolvido entre engenharia e programas computacionais, proporcionando pela evolução de hardware e software. A velocidade na execução de cálculos numéricos, a precisão de simulações estruturais e a praticidade e facilidade de desenvolver desenhos em software CAD são alguns exemplos da contribuição da máquina ao engenheiro. Perante a necessidade do engenheiro conhecer e trabalhar com tais software em sua vida profissional e acadêmica, é proposto a realização de minicursos presenciais de softwares para estudantes, principalmente aos alunos ingressantes nos cursos de engenharia, que não tiveram ou tiveram pouco contato com tais programas.

  • Pesquisa científica

A atividade de Pesquisa do grupo PET Engenharias (Conexões de Saberes), dar-se-á com a participação de professores colaboradores do grupo. Nesta atividade os petianos serão vinculados a um grupo de pesquisa já existentes e desenvolveram estudos científicos, tecnológicos e inovadores responsáveis pelo desenvolvimento de um profissional mais atualizado. Portanto, esta atividade busca incentivá-los à realização de uma pós-graduação. Dentro desta atividade são trabalhados os seguintes itens 1) desenvolvimento de um trabalho científico individual (projeto final de curso ou iniciação científica), 2) realização de seminários mensais do tema relacionado a pesquisa (Seminários PET), 3) elaboração dos artigos científicos e/ou relatórios técnicos e 4) participação em eventos acadêmicos científicos.

  • Projeto Cadeirinha

A atividade Cadeirinha vem ao encontro de acoplar os conhecimentos das três engenharias que compõem o grupo PET-Engenharias Conexões de Saber com profissionais da fisioterapia. Nesta atividade o grupo de forma dinâmica e pró-ativa, busca projetar um suporte para cadeira extensora a fim de torná-la uma cadeira isocinética, e assim auxiliar os fisioterapeutas na reabilitação de pacientes.