LI • UFG
O que é?
A LI•UFG atua no ensino, pesquisa e extensão tendo como principal finalidade o estímulo à criatividade e à capacidade inventiva daqueles envolvidos em suas atividades. Promove também atividades estabelecendo Conexões de Saberes, com o objetivo de estreitar a relação Universidade e a comunidade.
Quem pode participar?
Alunos de qualquer curso da Universidade Federal de Goiás.
Objetivos
Dentre os objetivos da LI•UFG se encontram:
● Estimular a criatividade e a capacidade inventiva;
● Estabelecer conexão entre a Universidade e a Sociedade;
● Documentar o trabalho de inventores e suas invenções;
● Realizar mostras, encontros e palestras;
● Capacitar aprendentes e profissionais para a inovação;
● Produzir interprogramas sobre invenções;
● Captar, elaborar, executar projetos de pesquisa, ensino e extensão.
Panfleto
Projetos
Mediante os objetivos da LI•UFG, os projetos vigorantes são:
● Curso de Formação em Propriedade Intelectual na modalidade EaD
O curso ofertado pela equipe LI•UFG, trás para o ambiente EaD discussões acerca da Propriedade Intelectual, incluindo temas como Desenho Industrial, registro de Patentes, Sui generis, Marcas, entre outros. Tem por objetivo apresentar o assunto de forma abrangente e interativa, por meio de fóruns os participantes trocam opiniões e experiências, propagando de forma natural os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O curso é direcionado ao público acadêmico e conta com o apoio de professores das áreas em questão.
● Empreendedorismo Social e Conexões de Saberes
Tem o intuito de conhecer, aprimorar e promover o sentimento empreendedor tanto no meio acadêmico em que o grupo se encontra, como na comunidade em geral. O projeto busca na sociedade exemplos que possam agregar conhecimentos e experiências adquiridas na prática, bem como levar até ela as novidades e informações proporcionadas por meio do conhecimento academicista, promovendo assim Conexões de Saberes. Sua principal vertente é o Encontro de Propriedade Intelectual e Inovação, evento que aproxima o tema do contexto da Universidade.
● Interprograma História das Invenções, com co-produção da TV UFG
O interprograma História das Invenções é uma produção compartilhada com a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), foi criado com a finalidade de transmitir informações acerca das grandes invenções que mudaram a história da Humanidade, além de estimular a curiosidade do público e disseminar o conhecimento de forma popular e dinâmica. Tendo aproximadamente dois minutos de duração e sendo transmitido no intervalo da programação da TV UFG.
● Movimento Arte para Inovação (Art for Innovation)
O Movimento Arte para Inovação (Art for Innovation) é formado por docentes e discentes da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação. Possui como objetivos a propagação da arte em suas diferentes formas para o meio acadêmico tendo ênfase às engenharias e estabelece uma relação muito próxima ao Museu Viver Engenharia no que diz respeito à criações de mostras artísticas abertas para a comunidade bem como atividades interativas. Mais informações na página oficial.
● Design Thinking
Em breve.
● Acessibilidade
O projeto é destinado a produção e inovação, não só de equipamentos, mas de produtos que auxiliam de forma geral o modo de vida de portadores de necessidades especiais. Este pode tanto abarcar diversas áreas para inclusão bem como ter foco em uma delas, como no projeto atual, o eixo da pesquisa são portadores de necessidades especiais relacionadas a visão.
● Veículo elétrico
O Projeto Veículo Elétrico das Engenharias (UFGEV-1) tem como objetivo mostrar os benefícios da adoção de tecnologias renováveis e estimular os futuros engenheiros à prática de engenharia sustentável. Este tem duas frentes principais de trabalho, a conversão de um veículo a combustão interna em um veículo elétrico, e posteriormente expor esta tecnologia à sociedade e aos profissionais habilitados que queiram ter acesso a esse conhecimento. A primeira delas envolve adaptações mecânicas estruturais necessárias sobre um veículo, envolvendo retirada do motor a combustão e acoplamento do motor elétrico. A segunda frente conta com a utilização de softwares de programação para a simulação de desempenho, procurando máxima eficiência na maior gama de terrenos possíveis.