Apresentação

O Programa de Educação Tutorial foi criado pelo Ministério da Educação em 1979, após a necessidade de apoiar grupos de alunos que demonstram potencial, interesse e habilidades em destaque nos cursos de graduação. O projeto é desenvolvido por estudantes com a tutoria de um docente e atua em três grandes áreas: Ensino, Pesquisa e Extensão. Onde trabalham em atividades que envolvem a Universidade e seu público acadêmico, a comunidade de modo geral e também em projetos de pesquisas, contribuindo dessa forma, para completa a formação do aluno participante do Programa.

O PET-Engenharias (Conexões de Saberes) possui a peculiaridade de ter em seu grupo membros não só de um curso de graduação, mas de três: Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, o que propicia, através de atividades interdisciplinares, troca de conhecimentos e experiências fundamentais para a formação de um engenheiro de qualidade.

O PET faz com que os alunos realizem projetos extracurriculares que complementam e aprofundam o ensino recebido em sala de aula, além de aperfeiçoar e desenvolver novas habilidades altamente valorizadas no mercado de trabalho, tais como espírito de liderança, metodologia para administração de projetos e trabalho em equipe. Através das atividades ligadas a tríade, nota-se que ações que englobam e propiciam aos alunos maior desenvoltura e compreensão da diversidade de atividades que podem ser executadas que enriquecem a formação acadêmica, pessoal e social. Assim sendo, além de melhorias acadêmicas, o programa também contribui para o desenvolvimento pessoal, formando não só um profissional de excelência mas também um cidadão comprometido com as ações da sociedade em prol de progresso.

Manual de orientações básicas.