Teatro | construindo cenas

Teatro Teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado local. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

No teatro pode-se desenvolver uma base conceitual e prática para a condução de atividades que educam a corporalidade, a emocionalidade e a linguagem através de dinâmicas, jogos, exercícios e improvisações individuais e coletivas, direcionadas para aprimorar a comunicação comportamental pessoal e relacional entre pessoas.

O projeto de Teatro | construindo cenas tem como objetivo introduzir os alunos de graduação, principalmente da Escola de Engenharia, ao mundo do teatro. Por meio de aulas experimentais e montagens de cenas (esquetes) os alunos desenvolverão habilidades humanas e artísticas, as quais contribuirão para a formação de um profissional (Engenheiro) completo.

De acordo com o RGCG (2012) uma disciplina de Núcleo Livre é o conjunto de conteúdos que tem por objetivos: I) ampliar e diversificar a formação do estudante; II - promover a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade; III - possibilitar o aprofundamento de estudo em áreas de interesse do estudante; IV - viabilizar o intercâmbio entre estudantes de diferentes cursos da UFG.

Neste contexto, será ofertada uma disciplina de Núcleo Livre (NL) com o nome Teatro | construindo cenas. As aulas acontecerão na sala ensaios no Centro Cultural, nas quintas-feiras, das 14:50h as 16:50h, sendo aproximadamente 25 alunos inscritos, podendo ser de qualquer curso de graduação.

O conteúdo programático se dividirá em quatro partes: teatro; corpo e contexto; histórias; e artes visuais.

Clique aqui para baixar o Plano de Ensino (2016/2) da disciplina - Teatro | construindo cenas.